Quanto é a multa de Zona Azul?

0

Homem dirigindo um carro após reservar uma vaga pela Zona Azul através do AppZul

                  
Zona Azul é o nome do estacionamento rotativo público de São Paulo. Ele é composto por diversas vagas de estacionamento pagas e regulamentadas, disponíveis em várias vias e também, logradouros públicos.

Para que um condutor possa utilizar o estacionamento rotativo, necessita ativar o cartão azul digital SP por meio do aplicativo no celular.

Com o estacionamento público, houve uma melhor organização e democratização na utilização do espaço público. Porém, quem não obedece às leis da zona azul está sujeito a multa de estacionamento rotativo.

A fiscalização da Zona Azul

Com o estacionamento rotativo Zona Azul Digital São Paulo, os condutores podem estacionar seus veículos de forma regular e se necessitar, por meio de alguns toques no celular, poderão renovar o tempo de estacionamento e com isso, não serão multados.

A finalidade da Zona Azul é também coibir os chamados “flanelinhas”, que cobravam o valor que entendiam conveniente. De todo modo, a PM e GM são as autoridades que atuam na coibição efetiva dos “flanelinhas”. A Zona Azul veio para regulamentar essa questão.

A fiscalização do cartão zona azul digital é realizada por diversos agentes de trânsito e, caso, encontre algum carro irregular, haverá a imposição da multa de estacionamento rotativo.

Este controle dos agentes é realizado de forma rápida e fácil, já que basta digitar a placa do carro no sistema, e saberão se aquele carro está regular ou não, além de obter informações quanto ao período de tempo contratado no estacionamento.

A regulamentação da Zona Azul

A Zona Azul está regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro e pelo decreto municipal 22.268.

Com isso, os condutores que descumprirem todas as regras referentes ao estacionamento rotativo, estarão cometendo uma infração que leva à multa por estacionar em local proibido. Essa infração pode ser considerada grave ou gravíssima, dependendo de como for realizada.

Estacionar o veículo em desacordo com a regulamentação é uma infração grave, e o motorista deve pagar R$ 195,23, além de perder 5 pontos na carteira. Estacionar em uma vaga de idosos ou deficientes, no entanto, é uma infração gravíssima, com penalidade de R$ 293,47 como multa por estacionar em local proibido, além da perda de 7 pontos na carteira.

Portanto, estará cometendo infração relacionada ao Zona Azul, se estiver com o carro estacionado de forma irregular, estacionado sem o devido pagamento ou com o prazo de estacionamento vencido para aquele local.

Evite dores de cabeça ao estacionar o seu carro! Baixe agora o App Oficial da Zona Azul

Agora ficou muito mais fácil estacionar nas vagas da Zona Azul da cidade de São Paulo. Com a AppZul, o aplicativo oficial da Zona Azul digital de São Paulo, você estaciona utilizando o cartão zona azul digitalConfira o vídeo abaixo para aprender a instalar e utilizar seu aplicativo!


Comentários no Facebook