Qual a pontuação na carteira de habilitação se estacionar na faixa de pedestre?

0

Faixa de pedestre

A faixa de pedestre tem o objetivo de facilitar a circulação das pessoas nas ruas com segurança, portanto respeitar este espaço é essencial para evitar uma série de problemas para o motorista como receber multa e perder pontos na carteira.

Mas não se trata apenas de infringir as regras de trânsito, pois o condutor que não respeita os direitos do pedestre pode causar acidentes e isso o prejudica ainda mais. Desse modo, o recomendado é que o motorista dirija com consciência e além disso, deixe o seu carro em locais apropriados e destinados para este fim, como as vagas do zona azul app, por exemplo.

Por isso é importante evitar estacionar na faixa e assim garantir a sua segurança e a do pedestre, e é claro evitar desrespeitar as leis de trânsito. Saiba mais:

Mantenha a segurança na faixa de pedestre

Quando um condutor estaciona o seu carro na faixa de pedestre ele atrapalha a travessia das pessoas no local, pois para passar será necessário desviar do veículo.

Esse desvio faz com que o pedestre acesse a pista, o que pode colocar a pessoa em risco, já que ali ele não tem preferência.

A faixa de pedestre visa garantir a segurança na passagem de ida ou volta nas ruas, mas quando ela é comprometida por um veículo isso se torna mais difícil e pode ocasionar acidentes.

Assim, para evitar problemas o recomendado é que o motorista procure locais regulares como as vagas do zona azul SP app e demais estacionamentos disponíveis.

Multa por estacionar na faixa de pedestre

Há no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) punições para o condutor que estaciona, ultrapassa, retorna ou deixa de dar a preferência na faixa de pedestre.

Se algum acidente por ocasionado estando na faixa do pedestre o motorista tem a sua penalidade agravada.

Veja a seguir o que diz o CTB:

“Art. 181. Estacionar o veículo:

(…)

VIII – no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:

 Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – remoção do veículo”

A infração para quem estaciona na faixa de pedestre é grave e pode render até 5 pontos na CNH. E vale ressaltar que para o CTB o simples ato de parar na faixa para realizar o embarque e desembarque de passageiros já caracteriza como infração.

Portanto, para andar com tranquilidade e segurança é preciso respeitar o espaço do outro, sendo assim, estacione o seu carro nas vagas regulares do zona azul SP app e evite problemas no trânsito.

Solicitar as vagas do zona azul app é simples e rápido, é só ter o aplicativo instalado em seu smartphone e usar seus recursos online.




Comentários no Facebook