Qual a diferença de CNH suspensa e cassada?

0

App Zona Azul

Essa dúvida é comum entre os condutores, e saber a diferença é importante. Então, o que significa ter a CNH cassada ou suspensa? Veremos a seguir:

CNH

Antes de abordar sobre as diferenças é essencial que você saiba que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento obrigatório para circular pelo Brasil. Todo condutor precisa ter a sua. Se você for parado e sua CNH esteja suspensa ou cassada sofrerá punições, portanto evite isso e caso esteja nessa situação procure regularizar sua carteira de habilitação o mais rápido possível.

CNH cassada ou suspensa: Diferenças

CNH suspensa

Uma CNH é suspensa quando atinge 20 pontos de penalização no período de um ano, pode ocorrer com punições por conduzir alcoolizado ou dirigir moto sem capacete. Quando o motorista recebe o aviso de suspensão do Detran ele tem três possíveis defesas no âmbito administrativo:

  • Defesa da Autuação: quando recebe a Notificação de Autuação;
  • Recurso da Infração: quando receber a Notificação de Infração;
  • Recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito.

Se após tentar esses recursos e eles forem indeferidos, o motorista terá então a sua CNH suspensa e assim não terá permissão para dirigir durante o tempo determinado pela autoridade de trânsito. E, após isso, o condutor deverá fazer o Curso de Reciclagem para Condutores Infratores para obter novamente o documento de habilitação.

CNH cassada

A CNH cassada é uma medida mais grave, já que impede que o motorista possa dirigir por dois anos.

Uma CNH pode ser cassada por alguns motivos, sendo eles:

  • Dirigir com sua CNH suspensa;
  • Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias;
  • Dirigir sem a permissão para dirigir (carteira provisória);
  • Dirigir sem aparelhos auditivos e lentes corretivas, caso sejam necessárias;
  • Dirigir sob efeito de álcool;
  • Dirigir (ou organizar) rachas ou eventos de manobras arriscadas sem autorização prévia.

O procedimento para a recuperação da carteira de habilitação é o mesmo como no caso da CNH suspensa, dando ao motorista o direito de apresentar sua defesa ao Detran. Mas, se for recusada o condutor ficará sem poder dirigir por até 24 meses.

A melhor forma de evitar ter a CNH cassada ou suspensa é conduzir respeitando as leis de trânsito. Uma delas é estacionar em locais regulares como em áreas do App Zona Azul.

Portanto, ao buscar vagas nas regiões de São Paulo solicite através do Zona Azul App. Basta baixar o Zona Azul SP App no seu smartphone e aproveitar todas as vantagens!




Comentários no Facebook