Placa Mercosul: veja o que muda!

0

Se você já baixou o aplicativo zona azul SP, certamente cadastrou a placa do seu veículo para encontrar e reservar vagas de estacionamento. Isso porque a placa é uma identificação para o seu carro, seja para fazer a fiscalização, encontrar veículos roubados ou mesmo para utilizar aplicativos do tipo.

 

Imagem do novo modelo de placa da Merconsul sendo emplacada em um carro

 

A mudança da placa Mercosul é um assunto muito importante. Seja para baixar o aplicativo zona azul e utilizá-lo, mudar seus registros ou atualizar documentos, é preciso entender essa mudança e suas repercussões.

Veja abaixo tudo sobre essas mudanças e quando elas serão necessárias:

Por que mudar?

De acordo com o Detran, as mudanças da placa do Mercosul que estão sendo feitas são, principalmente, porque o atual padrão não possibilitaria novas sequências de letras e números dentro de dois anos.

O que muda no visual da placa?

Além de ter uma nova combinação de letras e números, as novas placas também mudam de visual. Elas têm uma faixa azul e a bandeira do Brasil na placa cinza. O sistema de cores para veículos especiais também será diferente:

  • Placas azuis para veículos oficiais;
  • Placas douradas para veículos diplomáticos;
  • Placas prateadas para carros pertencentes a coleções.

A nova placa é melhor?

Sim. A nova placa tem um QR Code e um chip com sensor de radiofrequência que é ativado quando o veículo se aproxima de pontos específicos, como as fronteiras entre países do Mercosul. Isso evita a falsificação de veículos e facilita a localização em caso de roubos.

Quem precisa mudar?

A mudança começa com o emplacamento de carros zero quilômetro e dos carros transferidos de município. Aos poucos, todos os carros devem mudar suas placas e, do mesmo modo, modificar documentos e registros, como o cadastro no aplicativo zona azul SP.

Quer saber mais notícias sobre trânsito e baixar o aplicativo zona azul? Acesse o site do AppZul agora mesmo!


Comentários no Facebook